Embarque da UNOPS/ONU para Djibouti
Nos últimos meses você provavelmente deve ter ouvido falar dos ataques houthi no mar vermelho e de como eles mudaram a rota marítima de vários armadores.
Nesse mesmo local, é onde o Djibouti está localizado. O país tem um papel importante na geopolítica local, sendo seu porto amplamente utilizado como um centro logístico. Porém, é também um país de muitos contrastes.
Instabilidades políticas, tensões étnicas e muita pobreza estão nessa região. E são nesses lugares que a ajuda humanitária precisa chegar.
Essa ajuda veio por meio de doações feitas pelo Ministério da Saúde e coordenação da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE). A entrega foi viabilizada com o apoio do UNOPS – Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos, que contratou a PGL.
Nós participamos desse desafio, realizando uma logística eficiente.
Mas não foi tão simples. Você deve imaginar que transportar medicamentos não é fácil, devido aos altos controles necessários pelo produto, como, por exemplo, atender a temperatura adequada, o manuseio e o cuidado da carga. Além disso, esses controles são cercados de obrigações e regulamentos, onde é obrigatório atender todas as demandas exigidas em logística, além das exigências burocráticas em ambos os países.
Nesse artigo, você vai entender um pouco mais sobre:
- onde fica Djibouti e suas características
- como aconteceu a ajuda humanitária
- trabalho PGL na operação
- qual a logística que utilizada para chegar no Djibouti
Onde fica Djibouti?
Djibouti é um país localizado no leste da África, perto do Golfo de Aden e do Mar Vermelho.
Mesmo sendo pequeno, Djibouti é relevante no cenário geopolítico justamente por sua localização. Além de fazer fronteira com Eritreia, Etiópia e Somália, o país recebe muitos navios que viajam entre o Oceano Índico e o Mar Mediterrâneo.
Seu porto é um dos mais movimentados da região, e muitos navios param lá para carregar e descarregar mercadorias.
Djibouti também tem várias bases militares estrangeiras. Países como Estados Unidos, França, China e Japão estão estabelecidos na região. Isso mostra como Djibouti é estratégico em termos de segurança e política global.
A capital de Djibouti tem o mesmo nome que o país, e é o lugar onde decisões políticas e atividades econômicas acontecem. O país também é conhecido por sua diversidade étnica e cultural. Há pessoas de diferentes origens vivendo lá, incluindo os afar, issas e somalis.
Apesar de suas características únicas e importantes, Djibouti enfrenta alguns desafios.
A pobreza é um grande problema. Além disso, há problemas com instabilidade política e tensões étnicas.
Ajuda humanitária – um esforço necessário
Em um cenário de pobreza, várias outras dificuldades são enfrentadas. E são nesses momentos que as ajudas humanitárias mais fazem diferença.
A parceria do governo brasileiro com o UNOPS permitiu o envio de medicamentos para cuidar da população.
Como a PGL entregou medicamentos no Djibouti
Em primeiro lugar, gostaríamos de ressaltar como nos sentimos honrados em termos feito parte dessa operação, juntamente com nossos parceiros, para organizar e coordenar o embarque da carga aérea de ajuda humanitária.
A operação logística foi minuciosamente estudada e avaliada em conjunto, uma vez que o lote do medicamento, com aproximadamente 13,5 mil quilos e com quase 63 m³, exigiu a contratação da operação aérea na modalidade part charter até o destino.
Além disso, por tratar-se de medicamentos, tivemos todos os cuidados necessários para o manuseio e a necessidade de atender ao controle de temperatura entre 08 a 12°C. Havia outro lote no mesmo embarque cuja temperatura precisava se manter entre 15 a 30°C, o que tornou essa logística complexa e desafiadora.
Pensamos em cada lote com muito cuidado, para poder garantir que a mercadoria chegasse ao destino com total integridade, atendendo as necessidades e exigências requeridas de cada medicamento embarcado para o Ministério da Saúde de Djibouti.
Além do apoio e colaboração recebida de todos envolvidos, agradecemos aqui a UNOPS/ONU e ao nosso governo – através da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Saúde –, pela confiança depositada em nosso trabalho para concluir este embarque de ajuda humanitária para o Governo de Djibouti.
O desafio foi superado com sucesso e a missão foi cumprida!
São nesses momentos que nos sentimos realizados e que conseguimos perceber a importância de nosso trabalho.
Estamos orgulhosos de realizar com sucesso o melhor caminho entre Brasil e Djibouti.
Conclusão
A carga foi entregue em 25 de fevereiro de 2024, demonstrando a eficiência e comprometimento da empresa.
Foram vários momentos planejando o embarque aéreo, encontrando os parceiros certos, tanto no Brasil quanto no exterior, para realizar um embarque de medicamentos com controle de temperatura em dois lotes diferentes.
Além disso, descobrimos e atuamos com eficiência nas aduanas brasileiras e do Djibouti, mitigando riscos e fazendo a entrega no tempo esperado.
Reforçamos o nosso orgulho em ter participado desse importante projeto de ajuda humanitária.
Se você também precisa embarcar medicamentos e precisa de ajuda com a logística, seja para importação ou exportação, entre em contato com a equipe PGL e saiba como podemos te auxiliar.
Cadastre-se para receber nossas Newsletters