Seca no Canal do Panamá provoca congestionamento de navios

O Canal do Panamá é um dos mais importantes canais de navegação do mundo. Há alguns meses, o país vem enfrentando um período de seca. Para o comércio internacional é um momento de atenção, afinal, o percurso movimenta cerca de 5% de tudo que é comprado e vendido no mundo.
Segundo a Dow Jones, devido à estiagem, há um congestionamento com mais de 100 embarcações, número que vem aumentando desde o mês passado. Normalmente ocorre a travessia de 40 embarcações diariamente, mas as condições atuais fizeram esse número ser reduzido para 32.
Com isso, o preço das mercadorias também pode ser impactado pela restrição das navegações, visto que quanto menor a oferta, maior o preço praticado no mercado.
A solução para diminuir o uso da água, foi de reduzir o calado dos navios em dois metros. Essa ação impacta na capacidade de carga menor para as embarcações. Porém, o governo panamenho afirmou que o Canal do Panamá se manterá aberto.
Uma segunda alternativa é buscar por rotas mais eficientes, fazendo com que a sua carga fique menos tempo parada. Conte com a PGL e conheça as opções!
Cadastre-se para receber nossas Newsletters