Portos de Itajaí e navegantes estão fechados por tempo indeterminado; prejuízo é calculado
Atenção: mediante as informações abaixo, importante analisar estratégia logística, para evitar desvio de rota pelos armadores e atraso nos desembaraços das cargas!
Navios estão impossibilitados de entrar nos canais dos portos de Itajaí e navegantes, no litoral norte de santa catarina, desde essa quarta-feira (4) por tempo indeterminado.
O motivo é a influência do ciclone extratropical no oceano, a Praticagem ainda calcula os prejuízos por essa interrupção temporária das cargas e descargas e a tarde deve divulgar relatório completo.
De acordo com a defesa civil de navegantes, o ciclone ainda influencia no tempo, mantendo a ocorrência de rajadas fortes de vento da direção sudoeste/sul entre 55 km/h e 70 km/h ao longo de todo o litoral catarinense. Neste momento, o risco para ocorrências relacionadas ao vento é moderado na cidade.
Como consequência da deslocação do ciclone para o mar, o vento forte faz com que o mar fique muito agitado, podendo ocasionar em ondas de 2 a 3 metros, com picos de até 3,5 metros.
Cabos de navio ancorado no porto de Itajaí arrebentaram por conta da força da correnteza, o prático e os rebocadores é que estão mantendo o navio encostado no píer. Não adianta amarrar os cabos novamente porque a correnteza está em oito nós no rio Itajaí.
A equipe tentou transportar o navio para a Portonave, mas não há espaço. O porto de Itajaí ressaltou que o navio não pertence a eles e está atracado no cais público que é operado por outro operador. A Praticagem ainda contabiliza os prejuízos.
Fonte: Redação ND, Itajaí – 05/05/2022 às 11h44
Cadastre-se para receber nossas Newsletters