China estende lockdown em Shanghai

© Reuters

As autoridades do centro comercial da China foram forçadas a uma reviravolta ontem em sua batalha contra o Covid-19. Tendo colocado o lado leste de Shanghai, Pudong, em confinamento no início da semana pelo que foi planejado para cinco dias, as autoridades decidiram manter os cidadãos de Pudong em confinamento, enquanto o lado ocidental, Puxi, entrou em bloqueio conforme planejado. Na estratégia original de repressão zero-Covid em dois estágios, elaborada no fim de semana passado.

Quase todos os 26 milhões de moradores da cidade agora são forçados a ficar em casa sem confirmação por quanto tempo as medidas estritas permanecerão em vigor, já que Shanghai agora responde por três em cada quatro casos assintomáticos em todo o país.

As fábricas estão fechadas, assim como todos os transportes públicos. Enquanto os muitos terminais portuários da cidade estão operando – estivadores trabalhando em circuito fechado – a produtividade caiu drasticamente esta semana, assim como entre a força de trabalho local de caminhões. O South China Morning Post de Hong Kong informou no início desta semana que o porto de contêineres de Yangshan está operando com metade da capacidade devido às restrições do Covid. Yangshan opera um protocolo de circuito fechado onde os trabalhadores são divididos em duas equipes e têm que viver em uma área isolada no porto. Medidas semelhantes estão em vigor no porto de contêineres de Waigaoqiao e no aeroporto de Pudong. Os volumes de carga aérea fora da cidade também caíram.

“Embora o porto de Shanghai esteja operando, devido ao bloqueio, não há estivadores suficientes no porto, então a eficiência de carga e descarga foi impactada. Tanto o Porto de Waigaoqiao quanto o Porto de Yangshan estão congestionados”, sugeriu ontem uma atualização da Crane Worldwide Logistics.

Algumas transportadoras marítimas anunciaram atrasos nos navios ou estão omitindo a escala de algumas viagens em Shanghai, e algumas anunciaram viagens em branco. Muitos transportadores mudaram para o porto de Ningbo, ao sul, com algumas transportadoras alocando mais espaço lá.

O bloqueio em Shanghai ocorre em um momento em que o congestionamento no porto vinha aumentando no mês passado, para todos os tipos de navios, não apenas para contêineres. A Vessels Value forneceu ao Splash dados sobre o pico de congestionamento registrado no mês passado até hoje.

blank

No interior de Shanghai, as autoridades suspenderam os arranjos de pilotos nos portos do rio Yangtze para navios que exigem testes NAT/PCR. Esses navios serão colocados em quarentena no ancoradouro. Isso é efetivo a partir de ontem até novo aviso.

O Shanghai New International Expo Center, que normalmente recebe feiras como a Marintec China, foi convertido no maior centro de quarentena central da cidade, com mais de 15.000 leitos.

A Marintec China, que deveria ter sido realizada em Xangai em dezembro, mudou para o final de junho deste ano graças a sustos anteriores do Covid.

 

VEJA ATUALIZAÇÕES ANTERIORES:

Foto: © Reuters
Fonte: splash247.com

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy