Consolidação de cargas no transporte internacional

blank

No comércio exterior, nem sempre a comercialização de uma carga envolve grandes volumes de produtos que ocupam um contêiner inteiro. Muitas vezes, trata-se de pequenas caixas ou de um pallet individual, que, para serem transportados com viabilidade e sem tornar o custo logístico maior do que o próprio valor do produto, podem ser enviados por meio do transporte consolidado.

Este artigo visa esclarecer o que é a consolidação de cargas, como funciona, seus benefícios e desafios.

O que é consolidação de cargas?

Consolidação de cargas na logística internacional é o processo de agrupar cargas de diferentes exportadores ou importadores, em um único embarque maior.

Esse processo pode ocorrer em diversos modais de transporte: rodoviário, marítimo e aéreo. No modal marítimo, esse tipo de embarque é conhecido como LCL (Less than Container Load), no qual cargas de diversos embarcadores são transportadas juntas em um mesmo contêiner.

Geralmente, as cargas consolidadas são cargas gerais, secas e de poucos volumes (algumas caixas ou pallets).

Os agentes de cargas são as principais empresas no mercado logístico que realizam este tipo de operação, trazendo economia de custos logísticos para importadores e exportadores, já que este tipo de transporte é muito mais econômico do que alocar um espaço exclusivo em um contêiner, por exemplo.

Como essa operação acontece na prática?

Para que o transporte de cargas consolidadas ocorra, alguns passos adicionais são necessários.

As cargas destinadas à consolidação devem ser enviadas ao armazém do agente de cargas consolidador. Lá, são recepcionadas uma a uma, agrupadas e, posteriormente, estocadas no contêiner (no caso do transporte marítimo) ou carregadas em caminhões (para transporte rodoviário e aéreo). No modal aéreo, há ainda a etapa de desembarque no aeroporto e posterior carregamento da aeronave.

Após a chegada ao destino, os procedimentos de liberação e desconsolidação do embarque são realizados, permitindo que cada carga seja disponibilizada ao seu respectivo importador.

Nessa modalidade, os documentos emitidos no transporte incluem um conhecimento de transporte Master e um conhecimento de transporte House. Como exemplo, temos o MBL – Master Bill of Lading e o HBL – House Bill of Lading (modal marítimo).

O documento Master reúne todas as informações do embarque consolidado, de todas as cargas somadas, enquanto o House é emitido para cada carga individual.

Dessa forma, em um embarque consolidado há um conhecimento de transporte Master e diversos conhecimentos de transporte House.

Quais as vantagens na consolidação de cargas?

  • Redução de custos logísticos: como o espaço do veículo, aeronave ou container é compartilhado, os custos logísticos são divididos proporcionalmente ao peso ou espaço ocupado por cada carga. Isso inclui custos de frete, pedágios, terminal handling charge (THC), entre outros.

  • Otimização da cadeia logística: esse modelo de transporte reduz a ociosidade nos espaços de carga, tornando o transporte mais eficiente. Além disso, viabiliza exportações e importações que, de outra forma, seriam inviáveis devido aos altos custos para pequenas cargas e de baixo valor.

  • Maior segurança: ao consolidar várias cargas em um único volume, há menos riscos de avarias ou perdas, se comparado a volumes pequenos e individuais, que podem ser extraviados com mais facilidade.

  • Flexibilidade: há diversas rotas disponíveis para o transporte consolidado em todos os modais, bem como uma gama de prestadores de serviços logísticos, incluindo os portos e aeroportos, que são preparados para trabalhar com este tipo de operação. É possível transportar uma carga consolidada de praticamente qualquer país.

Quais as desvantagens do transporte consolidado?

Este método de transporte também traz alguns pontos de atenção que devem ser observados por parte das empresas que desejam embarcar nesta modalidade, como:

  • Prazos mais longos: o transporte consolidado demanda um tempo adicional para a junção das cargas e a estufagem do container (no caso marítimo). Por isso, o deadline de entrega da carga é alguns dias antes em relação a um embarque regular. No destino, os procedimentos de desconsolidação podem levar alguns dias extras.

  • Riscos de atrasos: caso uma fiscalização note um problema em uma determinada carga, toda a consolidada precisará aguardar liberação. Em contêineres, pode ser necessária a desova para remoção da carga fiscalizada antes da liberação das demais, aumentando os prazos.

  • Contato com outras mercadorias: embora haja cuidados na alocação e estufagem das cargas, também é responsabilidade do exportador acondicionar o produto em uma embalagem adequada com certo nível de proteção, e informar de forma antecipada caso haja restrição de empilhamento.

Está em dúvida em qual opção embarcar sua carga?

Seja por meio de um transporte regular (envio individual) ou consolidado, a PGL Brasil oferece soluções logísticas sob medida para diversos perfis de cargas.

Quer entender qual seria a melhor opção para embarcar sua carga?  Entre em contato com nosso time! Estamos prontos para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para sua operação.

E-ticaret SEO

E-ticaret SEO

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy