O comércio global está mais sustentável?

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A sustentabilidade é, sem dúvida, um dos temas mais relevantes da atualidade. Ela ocupa um lugar de destaque nas agendas de governos, nas estratégias de empresas e, principalmente, nas escolhas dos consumidores.

O comércio global, vital para a economia de praticamente todos os países, é também uma área onde a sustentabilidade está cada vez mais presente, seja através de uma logística com menos pegada de carbono, ou produtos produzidos respeitando critérios ambientais.

Este artigo aborda o panorama da sustentabilidade no comércio internacional, explorando o avanço das ações e dados relacionados a este tema.

Sustentabilidade como estratégia de empresas e na preferência dos consumidores

De acordo com uma matéria da Exame, baseada em um estudo de ESG (Ambiental, Social e Governança) conduzido pela Beon ESG e Aberje, que entrevistou 401 líderes de médias e grandes empresas brasileiras, foi constatado que 51% das empresas já possuem uma estratégia de sustentabilidade em seus negócios. Isso representa um crescimento de 14 pontos percentuais desde 2021.

Essa movimentação das empresas está relacionada com a preferência dos consumidores, que estão cada vez mais conscientes de suas escolhas.

Uma pesquisa da Descarbonize Soluções traz que 70% dos consumidores brasileiros preferem comprar produtos de empresas com responsabilidade ambiental.

Mais do que isso, um estudo da consultoria PwC aponta que, mesmo diante da pressão do custo de vida, muitos consumidores estão dispostos a pagar, em média, 9,7% a mais por produtos sustentáveis. Esse resultado é explicado, pois 85% dos entrevistados afirmam já sentir os efeitos das mudanças climáticas em seu dia a dia, o que os impulsiona a buscar marcas alinhadas com suas preocupações.

A sustentabilidade no comércio global

Para alguns mercados e clientes, por exemplo, não basta apenas realizar a venda ou exportação do produto. É necessário comprovar sua origem, os métodos de produção e os impactos ambientais envolvidos. Isso ocorre porque muitas empresas buscam uma cadeia de fornecedores alinhada com suas práticas ESG.

Em muitos casos, ser uma empresa comprometida com essas questões pode ser uma oportunidade de negócios, já que é vista como um diferencial competitivo, atraindo parceiros comerciais que compartilham do mesmo alinhamento.

EUDR: desafio para as exportações brasileiras para a Europa

A EUDR (European Union Deforestation Regulation) é um exemplo de como as políticas governamentais estão impulsionando a sustentabilidade no comércio global.

Essa regulamentação da União Europeia (UE) visa combater o desmatamento, a degradação florestal e apoiar práticas sustentáveis, proibindo a importação na UE de produtos agropecuários que não atendam aos seus regramentos.

A norma exige que empresas que comercializam produtos como soja, café, cacau, madeira, carne bovina, borracha, óleo de palma, entre outros, comprovem que esses produtos não sejam provenientes de áreas desmatadas após 31 de dezembro de 2020, mesmo que o desmatamento tenha sido legal.

Para exportadores que vendem para a UE, a norma entrará em vigor para empresas de grande porte a partir de 30 de dezembro de 2025, enquanto micro e pequenos exportadores terão até 30 de junho de 2026 para se adequarem.

Para exportadores brasileiros, isso representa um desafio em garantir conformidade com os padrões, e, ao mesmo tempo, reforça como a sustentabilidade permeia cada vez mais o comércio global.

Leia também: Exportação de madeira: conheça mais sobre este mercado

Transporte internacional: como reduzir a pegada de carbono?

A sustentabilidade na logística é um tema relevante quando se trata do comércio global, uma vez que a indústria do transporte é uma contribuinte para a poluição ambiental.

O transporte marítimo, por exemplo, responde por aproximadamente 3% das emissões globais de gases de efeito estufa. Para combater isso, a Organização Marítima Internacional (IMO) estabeleceu a meta de alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050.

Para atingir esse objetivo, as empresas de navegação estão investindo em embarcações com combustíveis alternativos menos poluentes, como o GNL (Gás Natural Liquefeito), ou não derivados de combustíveis fósseis, como a amônia verde e o metanol, produzidos a partir de fontes renováveis.

Nos próximos anos, haverá metas progressivas conforme estabelecidas pela IMO, com penalidades financeiras caso as empresas de navegação não as cumpram.

No setor de transporte aéreo, a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) também tem como objetivo que seus associados, que representam grande parte das companhias aéreas do mundo, reduzam para zero as emissões de gases poluentes até 2050.

De forma similar ao setor marítimo, uma das principais iniciativas tem sido a substituição do combustível tradicional de aviação por SAF (Sustainable Aviation Fuel), produzido a partir de fontes renováveis.

Como empresas podem se inserir em um comércio global mais sustentável?

Para as empresas que buscam se inserir em um comércio global mais sustentável, algumas ações podem ser adotadas, como:

  • Transparência em toda a cadeia de suprimentos, garantindo a rastreabilidade dos produtos.

  • A escolha de fornecedores que atendam práticas ambientais sustentáveis, como o uso de fontes renováveis de energia e materiais recicláveis.

  • Investir em processos de produção que minimizem a liberação de resíduos (dependendo da indústria) e a emissão de gases poluentes.

As certificações de sustentabilidade, como a ISO 14001, são uma maneira de atestar o compromisso da empresa perante seus clientes, parceiros e fornecedores. Essas certificações validam os esforços da empresa.

Leia também: Panorama das importações de painéis solares

Com a PGL Brasil, sua logística pode ser mais sustentável

Conforme vimos ao longo do texto, a sustentabilidade é um tema que abrange cada vez mais empresas e políticas públicas, se tornando quase uma necessidade estratégica para quem deseja se manter relevante no comércio global.

A PGL Brasil é comprometida com práticas sustentáveis e contamos com serviços logísticos que reduzem os impactos ambientais na logística de importadores e exportadores. Somos certificados com o selo EcoFreight, que atesta esse compromisso.

Se você busca um parceiro que combine excelência operacional e ofereça soluções logísticas verdes, entre em contato conosco. Podemos contribuir para que suas operações sejam mais responsáveis ambientalmente, sem deixar de lado a eficiência.

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