O transporte rodoviário no Brasil e tendências no setor

O transporte rodoviário de cargas é a principal via logística que conecta o Brasil, responsável por mais de 60% da circulação de mercadorias no país. Sua flexibilidade é um dos grandes diferenciais, permitindo o acesso tanto a portos e aeroportos quanto a regiões remotas no interior.
Apesar de sua relevância na matriz de transporte brasileira, o modal rodoviário enfrenta desafios como infraestrutura deficitária e insegurança nas estradas.
Neste conteúdo, apresentamos um panorama do modal rodoviário, destacando sua importância, principais entraves e tendências desse segmento que conecta o Brasil de norte a sul.
Panorama do transporte rodoviário
Para entender a importância do transporte rodoviário na logística brasileira, é necessário observar a matriz de transportes do país.
Atualmente, cerca de 62% do transporte de cargas no Brasil acontece pelas rodovias. Em seguida, vêm as ferrovias (19,1%), o transporte aquaviário (14,6%), o dutoviário (3,6%) e, por último, o aéreo (0,1%).
Se desconsiderarmos o transporte de minérios e combustíveis, a participação das rodovias sobe para 85% da matriz de transporte de cargas no Brasil.
O modal rodoviário tem um peso muito maior na logística nacional do que em países de dimensões continentais semelhantes. De acordo com dados do Banco Mundial, o índice brasileiro é superior ao da Austrália (53%), China (50%), Canadá (43%), Estados Unidos (32%) e Rússia (8%).
O Brasil conta com cerca de 1,8 milhão de quilômetros de estradas, formando a quarta maior rede rodoviária do mundo, que conecta todas as regiões, garantindo circulação de insumos e desenvolvimento regional.
Entenda mais sobre os diferentes modais de transporte
Principais rodovias
Entre as principais rodovias que dão suporte ao transporte de cargas no país, podemos destacar:
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BR-101: a segunda maior rodovia do país, com 4.650 quilômetros. Percorre praticamente todo o litoral brasileiro, conectando polos industriais, grandes cidades e regiões estratégicas.
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BR-262: corta o Brasil no sentido leste-oeste, interligando Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Com 2.213 km de extensão, é a nona maior rodovia do país.
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BR-153: conhecida como Rodovia Transbrasiliana, possui 3.585 quilômetros, se estendendo do Rio Grande do Sul ao Pará.
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BR-230: também conhecida como Rodovia Transamazônica, se estende de Cabedelo (Paraíba) a Lábrea (Amazonas). Sua construção, iniciada nos anos 1970, teve como objetivo integrar a região Norte ao restante do Brasil.
Quais os desafios no transporte rodoviário?
A infraestrutura é um dos maiores entraves para o setor. Um estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgado em novembro de 2023, indica que apenas 33% da malha rodoviária brasileira é considerada ótima ou boa. Esse foi o menor índice desde 2009, no qual a avaliação foi de 31%.
Em termos de conservação, cerca de 67% das rodovias foram avaliadas como regulares, ruins ou péssimas.
Outro ponto crítico é o alto índice de roubo de cargas. Segundo pesquisa da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), o Brasil registrou R$ 1,2 bilhão em prejuízos com roubo de cargas em 2024, com 72% dos casos concentrados no Sudeste, totalizando 10,3 mil ocorrências.
Em 2024, conforme reportagem do portal Transporte Moderno, a Rodovia Presidente Dutra, conhecida como Via Dutra, uma rodovia federal que conecta São Paulo e Rio de Janeiro, foi uma das mais visadas pelos criminosos, registrando uma a cada 15 ocorrências de roubos de cargas no país.
Esse cenário eleva os custos de seguros e pressiona a competitividade de empresas, principalmente em rotas onde os índices de criminalidade são elevados.
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Tendências do setor: sustentabilidade e tecnologia
A sustentabilidade está cada vez mais presente no setor logístico.
Como a maior parte da frota brasileira roda a diesel, um combustível fóssil, cresce a busca por alternativas menos poluentes, como os caminhões elétricos. Eles estão ganhando espaço como tendência, embora ainda de forma tímida.
Em 2024, os emplacamentos de caminhões elétricos chegaram a 480 unidades, o que representa um crescimento de 46% em relação ao ano anterior. Ainda que represente um número pequeno diante da frota nacional, esse é apenas o primeiro passo. A expectativa é que, nos próximos anos, o setor avance com mais força na adoção de práticas sustentáveis.
A tecnologia também ganha espaço como tendência no setor rodoviário. Soluções em automação, análise de dados e sistemas inteligentes permitem otimizar rotas, reduzir custos e aumentar a segurança.
Softwares integrados com GPS, por exemplo, oferecem visibilidade em tempo real, identificam rotas mais eficientes e ajudam a economizar combustível, reduzindo atrasos e riscos. No horizonte a longo prazo, se discute até mesmo sobre veículos autônomos circulando pelas estradas.
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Conclusão
O transporte rodoviário é a base da movimentação de mercadorias no Brasil, responsável por conectar regiões, abastecer mercados e garantir o funcionamento de diferentes setores da economia.
Trata-se de um modal insubstituível em determinados cenários, principalmente na logística para pequenas e médias distâncias, em regiões remotas, e na conexão entre importadores e exportadores aos portos e aeroportos.
Tendências como a busca por maior sustentabilidade e o uso de novas tecnologias já começam a moldar o futuro do setor.
Escolher um parceiro logístico com qualificação é um aspecto que deve ser observado por empresas que precisam de serviços de transporte.
Na PGL Brasil, somos especialistas em soluções logísticas em diferentes modais, no Brasil e no mundo.
No âmbito nacional, atuamos com soluções em transporte rodoviário, com um suporte operacional completo e soluções adaptadas a diferentes perfis de mercadorias, garantindo que as cargas de nossos clientes cheguem ao destino com segurança e confiabilidade.
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