Porto de Singapura: o principal hub de conexão do comércio marítimo

Localizado em uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo, o Porto de Singapura consolidou-se como um dos principais hubs do comércio internacional.
O porto conta com uma média anual de 140.000 escalas de navios, isso é possível graças à sua posição geográfica, combinada com investimentos contínuos em infraestrutura e tecnologia que impulsiona sua eficiência.
Neste conteúdo, vamos entender os fatores que fazem o Porto de Singapura ser o principal hub de conexão do comércio marítimo. Acompanhe abaixo!
História do Porto de Singapura
A história do Porto de Singapura remonta ao século III, quando a ilha era conhecida como Temasek e integrava o Império Srivijaya. A partir de 1824, sob domínio britânico, tornou-se um entreposto estratégico do Sudeste Asiático.
Com a independência em 1965, Singapura apostou na modernização de seu setor portuário. A criação da Port of Singapore Authority (PSA) impulsionou esse processo: nos anos 1970, a PSA iniciou operações com contêineres. Já na década de 1990, seus terminais já lideravam globalmente em movimentação de TEUs.
Em 1996, o governo reestruturou a gestão do setor portuário, transferindo as funções regulatórias da PSA para a Maritime and Port Authority of Singapore (MPA), responsável até os dias de hoje.
Localização estratégica do Porto de Singapura
Singapura está localizada na extremidade sul da Península Malaia, uma das regiões por onde mais passam rotas de navegação. Essa posição privilegiada foi fundamental para o desenvolvimento de Singapura como um hub logístico, pela facilidade de acesso.
O Porto de Singapura oferece conectividade com mais de 600 portos em 123 países. Operando 24 horas por dia, o porto é atendido por cerca de 200 linhas de navegação.
Um dos portos mais movimentados do mundo
Segundo o World Shipping Council, o Porto de Singapura ocupou a 2ª posição entre os portos mais movimentados do mundo em 2023, com uma movimentação de 39,01 milhões de TEUs, atrás apenas do Porto de Shanghai, na China.
A atividade principal do porto de Singapura não é o recebimento de cargas para o mercado local e nem sua exportação, mas sim o transbordo de cargas para outras embarcações, que então seguem para seu destino final.
Aproximadamente 85% dos contêineres que chegam a Singapura são redirecionados para outros destinos.
Para Singapura, que possui um mercado interno pequeno e poucos recursos naturais, o transbordo é essencial para atrair cargas internacionais e gerar renda.
A infraestrutura do Porto de Singapura
A infraestrutura do Porto de Singapura inclui 84 berços, 204 guindastes e diversos guindastes de pórtico.
Seus terminais são capazes de receber diversos tipos de embarcações, como navios porta-contêineres, graneleiros, Ro-Ro, entre outros.
O porto é dividido em terminais localizados em diversas áreas da cidade, e suas operações são realizadas por dois operadores principais, que são a PSA Corporation Limited, responsável pela maior parte da movimentação de contêineres e a Jurong Port Pte Ltd, principal operadora de carga geral e a granel do país.
A PSA Corporation Limited opera cinco terminais de contêineres em Tanjong Pagar, Keppel, Brani, Pasir Panjang e Tuas.
Os terminais mais recentes, como os do Pasir Panjang Terminal e o Tuas Port, podem receber os maiores navios porta-contêineres do mundo, com calado de 18 metros e guindastes com alcance para 24 fileiras de contêineres.
Já o Jurong Port é um porto destinado a cargas gerais e a granel, lidando com produtos como aço, cimento, cargas projeto, entre outros.
O futuro do Porto de Singapura
O Porto de Singapura está passando por uma transformação com o desenvolvimento do Tuas Port.
Previsto para ser o maior terminal de contêineres totalmente automatizado do mundo quando concluído (previsto para 2040), o Tuas Port terá uma capacidade anual de manuseio de 65 milhões de TEUs.
A fase 1 do Tuas Port iniciou suas operações no final de 2021, e as operações dos demais terminais de contêineres atuais serão gradualmente consolidadas nesse novo complexo.
O projeto utiliza tecnologias avançadas, como veículos guiados automaticamente (AGVs) e automação completa dos pátios.
Conclusão
O Porto de Singapura, além de ser um dos mais movimentados do mundo, é um modelo exemplo de excelência em eficiência logística.
Sua longa história, localização estratégica, infraestrutura de ponta e os investimentos contínuos em tecnologia reforçam seu papel central no comércio marítimo internacional.
Com o avanço do projeto Tuas Port, Singapura fortalece ainda mais sua posição na cadeia logística.
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