Entenda as modalidades FCL e LCL para definir a opção ideal para seus negócios

blank

O transporte marítimo é responsável por movimentar cerca de 80% do volume do comércio mundial, conforme dados da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Sempre relevante para as trocas comerciais no mundo, o transporte pelos mares evoluiu e adaptou-se para atender melhor à diversidade de perfis de cargas que existem hoje no comércio internacional.

Neste artigo, iremos explorar duas modalidades relacionadas ao transporte marítimo, a FCL e a LCL, abordaremos como definir a melhor opção entre as duas, e também traremos dados e vantagens do modal marítimo de forma geral.

Entenda o conceito de FCL e LCL

O container surgiu a partir dos anos 1950, uma ideia e projeto que foi tomando forma até a década de 1970, quando começou a ser amplamente utilizado no transporte marítimo. Essa invenção possibilitou a movimentação de cargas de forma mais rápida, fácil e barata, pois maximiza a utilização do espaço nos navios.

Porém, um container, seja de 20 ou 40 pés, possui significativa capacidade de transporte, e muitas vezes, exportadores e importadores não possuíam um lote de mercadorias completo, ou suas cargas não eram grandes o suficiente para preencher um container sozinho, o que poderia gerar problemas de segurança no transporte, e também ser inviável por conta do custo de frete.

Frente a essa demanda de mercado, desenvolveu-se o transporte consolidado, que criou a ideia de compartilhar o espaço de um container com cargas de diferentes exportadores/importadores, desde que tenham o mesmo porto de origem e destino. Foi aí que surgiu a diferenciação entre um embarque FCL e LCL.

  • Full Container Load (FCL): Nesta modalidade, o container é utilizado por apenas um exportador/importador. É a opção ideal para transportar grandes volumes de cargas, oferecendo também maior controle da operação, rapidez e flexibilidade para planejar os embarques. Além disso, oferece mais segurança, já que o exportador normalmente realiza a estufagem na sua fábrica, e não há contato externo com a carga. Como ponto negativo, seria o custo de frete e taxas envolvidas.
  • Less than a Container Load (LCL): Nesta opção, o espaço do container é utilizado para acomodar cargas de dois ou mais exportadores/importadores. Dessa forma, o custo do frete e das taxas é rateado entre os contratantes, tornando-se uma opção mais econômica. Além disso, ao chegar no porto de destino, os custos e procedimentos relacionados a devolução do container vazio ficam a cargo do agente de cargas contratado. Entre as desvantagens, podemos citar o tempo de trânsito mais longo, maiores riscos de danos e roubos, e a necessidade de aguardar o processo de desestufagem quando a carga chega no destino.

Como definir a melhor modalidade

Os principais indicativos que podem lhe guiar na escolha entre as modalidades FCL e LCL são o tamanho da carga, seu perfil, e a urgência do embarque. Produtos perigosos, químicos, farmacêuticos e cargas muito grandes não são aceitos em embarques LCL, pois podem entrar em contato com cargas incompatíveis e gerar riscos para o transporte, portanto, somente cargas secas.

Embarques LCL envolvem procedimentos adicionais: a carga deve ser primeiro transportada a um armazém do agente de cargas na origem, onde todos os procedimentos de estufagem são realizados junto às demais cargas, para então ser levada ao porto de embarque. Isso resulta em um aumento no tempo total da operação em comparação com o FCL.

A modalidade LCL também é um pouco mais restrita em termos de frequência de saídas, com algumas ocorrendo semanalmente ou até quinzenalmente, o que pode tornar a operação mais longa. Por exemplo, uma rota de Amsterdã para Santos será muito mais frequente do que de portos da África do Sul para Itajaí. Em muitos casos, pode até não existir disponibilidade de LCL para determinadas rotas.

É essencial analisar as necessidades de cada embarque e selecionar a opção que melhor atenda às suas exigências.

Independente da modalidade, o transporte marítimo é uma ótima escolha!

O transporte marítimo conteinerizado movimenta em torno de 16% do volume de cargas comercializadas no mundo, no entanto, essa parcela representa 60% do valor total das mercadorias.

Isso demonstra que, embora o transporte de cargas a granel ou solta seja maior em termos de peso e volume, o transporte por contêineres é essencial para atender a demanda de bens de maior valor agregado.

Anualmente, 250 milhões de containers são movimentados no mundo, e hoje há navios que transportam quase 25.000 TEUs em uma única viagem. Com milhares de rotas de navegação entre os portos, o transporte marítimo é altamente conectado, sendo um importante elo na cadeia global de suprimentos.

Além disso, o modal marítimo é uma das opções mais sustentáveis em termos de emissões de carbono, quando comparado a outros modais, como o aéreo ou o rodoviário.

Dessa forma, esperamos que com este artigo você tenha entendido mais sobre as modalidades existentes dentro do transporte marítimo, e como realizar a melhor escolha para seus embarques.

Independente da opção – FCL ou LCL – conte com o auxílio da PGL para tornar a logística de seus embarques mais completa, segura e eficiente.

Entre em contato conosco para entendermos melhor como podemos lhe ajudar!

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy