Estiagem no Amazonas e os impactos na logística

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Os rios do Amazonas já começaram o processo de vazante, com níveis de água abaixo da média para esta época do ano.

A seca normalmente começa no final de junho ou início de julho, porém este ano já começou a ser notada na primeira quinzena de junho.

Já 20 cidades decretaram situação de emergência por conta da seca, que pode ser ainda pior do que a de 2023.

Em Manaus, o Rio Negro começou a baixar em junho e, em 26 dias, desceu 77 centímetros, marcando 26,07 metros na última quarta-feira (17).

A velocidade dessa descida preocupa a população e as autoridades, especialmente porque no ano anterior o rio atingiu o nível mais baixo em mais de 120 anos.

Este fenômeno de seca excessiva tem influência das mudanças climáticas, conforme estudo apontado pelo World Weather Attribution (WWA) na seca de 2023.

A população e empresas da região dependem dos rios para o transporte de mercadorias e insumos, e a falta de navegabilidade gera enormes prejuízos.

Em junho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em conjunto com o Ministério dos Transportes e o Ministério dos Portos e Aeroportos, lançou editais de licitação para serviços de dragagem dos Rios Amazonas e Solimões, visando garantir a navegabilidade dos rios durante a estiagem.

Este projeto é uma resposta à seca severa que atingiu a região em 2023, e em continuidade às ações já tomadas, o DNIT está avançando com o Plano de Dragagem de Manutenção Aquaviária (PADMA) e o Plano de Sinalização Náutica, para garantir a manutenção contínua da navegação nos trechos estratégicos dos rios.

A licença ambiental já foi obtida e a expectativa é que os serviços iniciarão já neste segundo semestre.

A iniciativa privada também está propondo soluções para auxiliar o escoamento das mercadorias. O Porto Chibatão, por exemplo, apresentou um projeto para que seja instalado um píer flutuante provisório em Itacoatiara.

A dragagem dos rios é essencial para a economia local, já que o principal meio de transporte é pelas hidrovias.

A PGL Brasil monitora continuamente eventos que possam impactar a logística e o comércio exterior em nível nacional e afetar nossos clientes.

Fique atento às nossas atualizações para ficar por dentro das novidades!

 

Fontes:

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