Uma logística mais verde: entenda o que é o Combustível Sustentável de Aviação (SAF)
Segundo especialistas, um voo hoje produz metade das emissões de gases poluentes quando comparado a 1990, isso aconteceu por conta de avanços em pesquisas e tecnologias que permitiram um uso mais eficiente do querosene de aviação. Apesar dos avanços, o desafio agora é substituir, de forma gradual, combustíveis fósseis por uma alternativa menos poluente.
O Combustível Sustentável de Aviação (Sustainable Aviation Fuel em inglês, ou SAF) tem ganhado destaque como uma solução para tornar o transporte aéreo mais responsável ambientalmente.
Neste artigo exploraremos o que é o SAF, seus benefícios, impactos no transporte internacional de mercadorias e os desafios na sua adoção.
O que é o Combustível Sustentável de Aviação (SAF)?
O SAF é um tipo de combustível usado na aviação que é produzido a partir de diversas fontes renováveis e menos poluentes, como óleos e gorduras residuais, resíduos verdes e urbanos, e cultivos não alimentícios.
Diferente do querosene de aviação convencional derivado do petróleo, o SAF é capaz de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 80%.
O SAF também pode ser misturado diretamente com o querosene utilizado atualmente, sendo totalmente compatível com aeronaves, sem a necessidade de alterar a estrutura de abastecimento dos aviões.
Para o ano de 2024, a estimativa é de que a produção de SAF atingiu 1,25 bilhão de litros, dobrando a quantidade produzida em 2023, o que representou 0,3% do uso global de combustível de aviação.
O transporte aéreo no comércio global
Segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), o transporte aéreo é uma via no qual é transportada cerca de 35% do comércio global em valor, atendendo principalmente produtos de alto valor agregado, cargas urgentes e perecíveis, sendo também reconhecido como o meio logístico mais rápido e seguro.
No entanto, o modal aéreo é também um dos modais mais intensivos em emissões de carbono no setor logístico. Estima-se que o transporte aéreo global seja responsável por 3% do total das emissões de CO², com uma possível tendência de aumento em face do contínuo crescimento no tráfego aéreo nos próximos anos.
O SAF é uma solução para mudar este cenário, reduzindo a pegada de carbono das operações aéreas e se alinhando a regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas.
Desafios para a adoção do SAF
A IATA e suas companhias aéreas membros têm como objetivo zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, atendendo aos objetivos do Acordo de Paris, e o SAF é o principal meio para que isso seja atingido.
No entanto, há alguns desafios que ainda limitam sua adoção em larga escala:
-
Custo elevado: é mais caro que o querosene convencional, afetando diretamente nos custos do transporte.
-
Limitação na produção: a produção global de SAF ainda é insuficiente para atender à demanda.
-
Infraestrutura aeroportuária: muitos aeroportos ainda não estão preparados adequadamente para armazenar e distribuir SAF.
Segundo a IATA, uma maior aceleração para a adoção desta solução sustentável está prevista para a década de 2030, conforme o apoio governamental cresça e o SAF se torne competitivo em comparação ao querosene.
Na União Europeia, a regulamentação denominada ReFuelEU Aviation estabelece requisitos para que fornecedores de combustíveis de aviação aumentem o uso de SAF misturado ao combustível convencional nos aeroportos da União Europeia, começando com 2% de SAF a partir de 2025, até 70% em 2050.
Conclusão
O SAF é um passo rumo a uma logística mais verde no comércio internacional.
Para que o objetivo da IATA de zero emissão de carbono seja atingido em 2050, ainda há desafios, mas que devem ser superados com o apoio governamental e investimentos nos próximos anos, seguindo também uma tendência de mercado que cada vez mais preza por soluções sustentáveis.
Se sua empresa busca fazer parte dessa transformação verde, se alinhe com quem pensa igual a você.
Na PGL, contamos com a certificação ISO 14001, uma norma que estabelece diretrizes para um sistema de gestão ambiental em empresas, e que demonstra nosso compromisso na busca e transformação de uma cadeia de suprimentos mais sustentável.
Quer saber mais sobre como utilizar soluções sustentáveis no transporte internacional? Entre em contato conosco!
Cadastre-se para receber nossas Newsletters