Uma logística mais verde: entenda o que é o Combustível Sustentável de Aviação (SAF)

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Segundo especialistas, um voo hoje produz metade das emissões de gases poluentes quando comparado a 1990, isso aconteceu por conta de avanços em pesquisas e tecnologias que permitiram um uso mais eficiente do querosene de aviação. Apesar dos avanços, o desafio agora é substituir, de forma gradual, combustíveis fósseis por uma alternativa menos poluente.

O Combustível Sustentável de Aviação (Sustainable Aviation Fuel em inglês, ou SAF) tem ganhado destaque como uma solução para tornar o transporte aéreo mais responsável ambientalmente.

Neste artigo exploraremos o que é o SAF, seus benefícios, impactos no transporte internacional de mercadorias e os desafios na sua adoção.

O que é o Combustível Sustentável de Aviação (SAF)?

O SAF é um tipo de combustível usado na aviação que é produzido a partir de diversas fontes renováveis e menos poluentes, como óleos e gorduras residuais, resíduos verdes e urbanos, e cultivos não alimentícios.

Diferente do querosene de aviação convencional derivado do petróleo, o SAF é capaz de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 80%.

O SAF também pode ser misturado diretamente com o querosene utilizado atualmente, sendo totalmente compatível com aeronaves, sem a necessidade de alterar a estrutura de abastecimento dos aviões.

Para o ano de 2024, a estimativa é de que a produção de SAF atingiu 1,25 bilhão de litros, dobrando a quantidade produzida em 2023, o que representou 0,3% do uso global de combustível de aviação.

O transporte aéreo no comércio global

Segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), o transporte aéreo é uma via no qual é transportada cerca de 35% do comércio global em valor, atendendo principalmente produtos de alto valor agregado, cargas urgentes e perecíveis, sendo também reconhecido como o meio logístico mais rápido e seguro.

No entanto, o modal aéreo é também um dos modais mais intensivos em emissões de carbono no setor logístico. Estima-se que o transporte aéreo global seja responsável por 3% do total das emissões de CO², com uma possível tendência de aumento em face do contínuo crescimento no tráfego aéreo nos próximos anos.

O SAF é uma solução para mudar este cenário, reduzindo a pegada de carbono das operações aéreas e se alinhando a regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas.

Desafios para a adoção do SAF

A IATA e suas companhias aéreas membros têm como objetivo zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, atendendo aos objetivos do Acordo de Paris, e o SAF é o principal meio para que isso seja atingido.

No entanto, há alguns desafios que ainda limitam sua adoção em larga escala:

  • Custo elevado: é mais caro que o querosene convencional, afetando diretamente nos custos do transporte.

  • Limitação na produção: a produção global de SAF ainda é insuficiente para atender à demanda.

  • Infraestrutura aeroportuária: muitos aeroportos ainda não estão preparados adequadamente para armazenar e distribuir SAF.

Segundo a IATA, uma maior aceleração para a adoção desta solução sustentável está prevista para a década de 2030, conforme o apoio governamental cresça e o SAF se torne competitivo em comparação ao querosene.

Na União Europeia, a regulamentação denominada ReFuelEU Aviation estabelece requisitos para que fornecedores de combustíveis de aviação aumentem o uso de SAF misturado ao combustível convencional nos aeroportos da União Europeia, começando com 2% de SAF a partir de 2025, até 70% em 2050.

Conclusão

O SAF é um passo rumo a uma logística mais verde no comércio internacional.

Para que o objetivo da IATA de zero emissão de carbono seja atingido em 2050, ainda há desafios, mas que devem ser superados com o apoio governamental e investimentos nos próximos anos, seguindo também uma tendência de mercado que cada vez mais preza por soluções sustentáveis.

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