Impactos iniciais da Guerra na Ucrânia no Frete Aéreo

blank

Como estamos acompanhando diariamente nos noticiários, as tensões no Leste Europeu estão causando um impacto negativo na logística global. Aumentos repentinos do frete aéreo (em grande parte das companhias aéreas), decorrente do preço do combustível. Os fatores são diversos, dentre quais dois se destacam:

  1. Com restrições de voos impostos pelos países do ocidente sobre o espaço aéreo russo e ucraniano, grande parte das companhias aéreas que trafegavam via esse espaço a China, sul asiático e Japão, tiveram que cortar ou desviar rotas. Em alguns casos foi necessário incluir uma parada adicional, causando aumento de consumo de combustível e de custos operacionais. Algumas companhias temporariamente cortaram voos, destacando-se no caso de América do Sul.
  2. Com as sanções impostas pelos países ocidentais ao petróleo russo, o custo do combustível disparou e as companhias estão revisando os custos de Fuel e Security. Essa semana tivemos alguns exemplos, no aumento de companhias aéreas importantes no mercado internacional.
  3. Efetivamente para o nosso cenário, as tarifas estavam caindo até a semana 9 na Ásia, grande parte em decorrência da queda de demanda e aumento de voos para Europa e Estados Unidos, principalmente nos voos transpacíficos.

Com o caminhar da guerra e a falta de espaço a situação deve vir a mudar rapidamente e os valores devem subir rapidamente a níveis pandemia.

Neste momento é importante frisar que as tarifas tendem a ter validades mais curtas, pois os fatores externos agravam a situação minuto a minuto.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy