Portos brasileiros têm o melhor semestre da história!

blank

Veja os números

Os portos brasileiros são a principal porta de entrada e saída do comércio exterior nacional: cerca de 95% de todo o intercâmbio comercial passa pelos portos. Assim, o crescimento no desempenho portuário é um reflexo da expansão do comércio internacional do país.

No primeiro semestre de 2025, os portos brasileiros registraram um recorde histórico na movimentação de cargas, totalizando 653,7 milhões de toneladas transportadas, um crescimento de 1% em relação ao mesmo período de 2024.

O Porto de Santos se manteve na liderança, com 67,9 milhões de toneladas movimentadas. Já o destaque foi o Porto de Itajaí, que apresentou um avanço de 1.494,58% após retomar as operações após um período de paralisação, movimentando 1,7 milhão de toneladas, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Abaixo trazemos os principais portos brasileiros na movimentação de contêineres e seu papel na logística nacional, confira!

Perfis de cargas movimentadas nos portos brasileiros

De acordo com a ANTAQ, com base nos dados dos seis primeiros meses do ano, do total de 653 milhões de toneladas movimentadas nos portos do país, a distribuição por perfil de carga foi a seguinte:

  • Granéis sólidos: 59,2%

  • Granel líquido e gasoso: 24%

  • Carga conteinerizada: 11,9%

  • Carga geral solta: 4,9%

A navegação de longo curso foi responsável por 70,9% da movimentação, seguida pela cabotagem (22,2%) e pela navegação interior (6,8%).

Também foi recorde o volume em cargas conteinerizadas, com 78,1 milhões de toneladas, um crescimento de 6,17% em relação ao ano anterior. Em termos de TEUs (Twenty-Foot Equivalent Unit) a movimentação foi de 7,3 milhões.

Leia também: Breakbulk: entenda mais sobre essa modalidade

Principais portos brasileiros em movimentação de contêineres

Abaixo trazemos os principais portos brasileiros em movimentação de contêineres no primeiro semestre de 2025.

Porto de Santos (SP)

Movimentou 1,92 milhão de TEUs, com crescimento de 8,56% frente a 2024. Santos é o maior porto da América Latina em movimentação de contêineres.

Trata-se de um porto multipropósito, atendendo diversos tipos de carga. Por ano, cerca de 5.557 navios atracam em seus 55 terminais e 63 berços, distribuídos ao longo de 30 km de extensão do canal.

Sua área de influência abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, consolidando-o como um porto estratégico para o escoamento da produção nacional.

Porto de Paranaguá (PR)

Movimentou 745,98 mil TEUs, com crescimento de 1,8%.

Embora seja conhecido como um dos maiores portos graneleiros do Brasil, Paranaguá também se destaca na movimentação de contêineres.

Além disso, é o principal corredor de exportação de frango congelado do mundo e possui o maior pátio de contêineres refrigerados da América do Sul, com 5.268 tomadas de energia elétrica disponíveis.

Porto de Itapoá (SC)

Movimentou 741,35 mil TEUs, crescimento expressivo de 30,6% em comparação ao mesmo período de 2024.

Localizado na Baía da Babitonga, o Porto de Itapoá conta com um pátio de 455 mil m², capacidade estática de 31 mil TEUs e capacidade anual para movimentar até 1,8 milhão de TEUs.

Porto de Navegantes – Portonave (SC)

Movimentou 484,33 mil TEUs, sendo o único entre os grandes portos que apresentou redução, de aproximadamente 20%.

Apesar da queda, Portonave foi considerado no último ano o terminal mais eficiente do Brasil. Sua infraestrutura conta com 3 berços de atracação, 900 metros de cais e 3.210 tomadas para contêineres reefers.

Porto do Rio Grande (RS)

Movimentou 456,85 mil TEUs, crescimento de 25,2%.

O Porto do Rio Grande é um corredor logístico chave no extremo sul do país. Ele desempenha um papel fundamental no abastecimento das cadeias produtivas e industriais do Rio Grande do Sul.

Porto de Itajaí (SC)

Apesar de não figurar entre os principais portos em movimentação no primeiro semestre de 2025, o Porto de Itajaí se destacou pelo seu retorno às operações e pelo crescimento nos números.

No período, foram movimentadas 1,7 milhão de toneladas, um aumento de 1494% em relação ao ano anterior. Desse total em volume, olhando para o perfil de cargas:

  • 85,4% da movimentação foi de cargas conteinerizadas. Ao todo, o porto movimentou 103,88 mil TEUs.

  • Carga geral respondeu por 14,6%.

Com importância e raízes históricas desde o século XIX, o Porto de Itajaí tem papel fundamental na economia regional do Vale do Itajaí e também é um dos principais canais de importação e exportação de Santa Catarina.

Confira também nosso conteúdo sobre o Porto de Singapura, um dos principais hubs portuários do mundo.

Quais as principais cargas movimentadas nos portos brasileiros?

Entre os principais produtos movimentados pelos portos brasileiros em contêineres, destacam-se:

  • Produtos químicos orgânicos

  • Plásticos e suas obras

  • Açúcares

  • Carnes

  • Algodão

  • Madeira

  • Papel e cartão

Conclusão

O desempenho dos portos brasileiros no primeiro semestre de 2025 evidencia o crescimento do comércio exterior e marca também a retomada das operações do Porto de Itajaí, um dos mais estratégicos do país.

Esse cenário reforça a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura portuária, eficiência operacional e conectividade logística, já que o intercâmbio comercial do país cresce ano após ano.

Para importadores e exportadores, contar com parceiros que compreendam os desafios da cadeia logística faz total diferença no custo e qualidade da operação.

Com 25 anos de experiência em logística internacional, a PGL Brasil é referência no mercado, garantindo segurança e agilidade, pensando sempre no melhor para o seu embarque e sua empresa.

Fale com a PGL Brasil e entenda mais sobre nossa atuação que conecta o Brasil e o mundo.

E-ticaret SEO

E-ticaret SEO

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy