Secex lança: Monitor de Comércio Exterior Brasileiro

Além da disponibilidade do módulo “Estatística de Comércio Exterior”, o Secex também lançou o “Monitor de Comércio Exterior Brasileiro” para dar maior visibilidade nos movimentos do comércio exterior.

Esta nova ferramenta apresenta as movimentações mais recentes e reais de exportação e importação.

ESTATÍSTICAS:

Publicado em 21/05/2021 16h45 / Atualizado em 21/05/2021 17h39

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia (ME) lançou em sua página na Internet o Monitor do Comércio Exterior Brasileiro. Essa nova ferramenta contém indicadores que permitem avaliar, de maneira simples, o desempenho do comércio exterior sob diversos ângulos e proporciona uma visão mais completa dos movimentos e tendências, em adição às informações já disponíveis na página de Estatísticas de Comércio Exterior.

O Monitor traz novos índices, como o quantum – que mede volumes comercializados – ajustado sazonalmente, o que permite uma observação mais acurada dos movimentos recentes, ao eliminar efeitos sazonais que afetam os fluxos de mercadorias, como períodos de safra, feriados e finais de semana. Assim, o público poderá observar os movimentos mais recentes e reais de exportação e importações por destino e origem e por grupos de produtos. As informações serão atualizadas mensalmente, de modo a proporcionar uma visão qualificada dos dados para os mais diversos consumidores – desde pesquisadores até consumidores mais pontuais da informação.

Navegação intuitiva

A navegação na ferramenta é intuitiva e conta, por exemplo, com um mapa de calor responsivo, de acordo com os termos escolhidos pelo usuário para completar a seguinte pergunta: “Quanto o (volume/preço)das (exportações/importações/termos de troca) mudou no comparativo (mês anterior/mês do ano anterior/acumulado no ano/acumulado nos últimos 12 meses) com destino a(ao) ____?”

Possui também um informativo completo, que descreve os principais resultados que influenciaram os volumes e preços exportados e importados pelo Brasil. São apresentadas, ainda, as exportações e importações em valores totais mensais e trimestrais ajustados.

O usuário poderá consultar índices de preço e quantum com os seguintes critérios:

  • Agregados mensais, trimestrais e anuais;
  • Mensal detalhado por país;
  • Mensal detalhado por blocos econômicos;
  • Mensal detalhado por unidade da Federação;
  • Mensal detalhado por Classificação por Grandes Categorias Econômicas (CGCE) (maior nível);
  • Mensal detalhado pela International Standard Industrial Classification/ ISIC (seção e divisão).

Todas as categorias cobertas pelos índices contêm notas metodológicas na própria página, gráficos para melhor interpretação, além de tabelas e dados abertos para download.

Com a oferta dessas informações, o Monitor permite aprofundar a análise em questões mais apuradas que envolvam o comércio exterior, tais como:

  • Qual foi o resultado (crescimento, queda ou estabilidade) do quantum exportado para um parceiro comercial?
  • Como os termos de troca do Brasil se comportam ao longo do tempo com o mundo ou com um parceiro comercial?
  • Qual ou quais países ou blocos econômicos mais contribuíram para o quantum total exportado?
  • Qual ou quais categorias ou setores da economia mais contribuíram para o quantum total exportado?

Segundo o secretário de Comércio Exterior do ME, Lucas Ferraz, o lançamento de mais esta ferramenta está de acordo com a política de transparência e adequação às melhores práticas internacionais da Secex para compilação e disseminação das estatísticas de comércio exterior. “Para a construção do Monitor, a Secex implementou as melhores técnicas e padrões utilizados nas agências oficiais de estatísticas tanto no Brasil quanto no mundo”, explica.

Fonte: Ministério da Economia – ME

Publicação na íntegra: www.gov.br/economia/

Abaixo, os links para acessar tanto o “Monitor” como também “Estatísticas”

balanca.economia.gov.br/balanca/IPQ/
www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy