A IA está transformando a logística internacional

As transformações impulsionadas pela inteligência artificial (IA) vêm somar em diversas indústrias e, na logística internacional, essa tecnologia tem ampliado os avanços em automação e análise de dados, trazendo mais transparência e resiliência na cadeia de suprimentos global.
Embora a adoção de sistemas IA ainda enfrenta desafios, como o alto investimento inicial, as perspectivas são bastante positivas, e aumentando em escalada: em 2020, quase nenhuma empresa contava com o auxílio da IA, já hoje, essa tecnologia é apontada como parte crucial do futuro do trabalho e das organizações.
Neste artigo, vamos explorar o papel da inteligência artificial no contexto da logística internacional, destacando os benefícios, desafios e tendências dessa tecnologia no setor. Boa leitura!
Qual a definição de inteligência artificial (IA)?
Constantemente surgem notícias sobre inteligência artificial, com novas empresas e startups entrando no mercado para oferecer soluções baseadas nessa tecnologia.
Embora tenha se popularizado recentemente, a base de pesquisa que criou essa tecnologia existe desde 1950. Os avanços no poder computacional e no aprimoramento de seus algoritmos foram que permitiram que hoje a IA se tornasse mais acessível.
A IA pode ser definida como um conjunto de tecnologias que executam tarefas complexas, interpretam informações, analisam dados e auxiliam o usuário, de forma similar à inteligência humana. Um programa de computador baseado em IA possui algoritmos que são capazes de aprender, e essa é uma das principais diferenças de um software tradicional.
Agentes de IA: nova tendência
Uma novidade recente do universo da inteligência artificial é o desenvolvimento de agentes de IA, que são ferramentas que conseguem executar tarefas de forma autônoma, com base na leitura e interação com o ambiente.
Há inúmeras aplicações para o uso de agentes de IA, mas principalmente se vê sua aplicação voltada a funções repetitivas, operacionais, permitindo assim que profissionais foquem em atividades mais analíticas.
No âmbito da logística internacional, onde há diversas etapas, procedimentos, documentos, análises e partes envolvidas, essa ferramenta pode ser mais uma maneira para impulsionar a produtividade do setor com o uso de IA.
Como a IA está sendo aplicada na logística internacional
O papel da IA na logística, assim como toda tecnologia, é otimizar as operações nos mais diversos níveis, do departamento de procurement, armazenagem e transporte, somando assim eficiência no processo logístico e entregando mais resultados para a empresa que a utiliza.
Abaixo elencamos algumas das formas que a IA está sendo aplicada na logística internacional, mas é importante notar que seu uso é extenso, não se limitando a estes.
-
Manutenção preditiva em equipamentos: os sistemas IA preveem falhas em equipamentos antes que de fato aconteçam, reduzindo o tempo que o equipamento se torna inutilizável. Esta estratégia vai ao oposto da manutenção reativa, que só é realizada quando de fato o equipamento quebra. Isto permite trazer mais previsibilidade na cadeia de suprimentos.
-
Análise de dados: com base em análises levando em conta diversas variáveis, como sazonalidade, análise do mercado e histórico, a IA prevê a cenários de demanda e auxilia no ajuste dos níveis de estoque, evitando excesso ou falta de produtos, tornando a cadeia de suprimentos da empresa mais resiliente.
-
Auxílio na escolha de fornecedores e contratação de serviços: empresas que operam com um grande volume de importações e exportações, podem contar com os algoritmos inteligentes para identificar os melhores fornecedores, negociar condições e selecionar prestadores de serviço ideais, tudo de forma automatizada e em larga escala, limitando o uso de planilhas extensas.
-
Automatização de tarefas: no comércio exterior e na logística internacional, há diversas etapas operacionais e também um alto volume de documentos. A IA pode apoiar atividades como o tracking das cargas, atualização de status dos embarques, análise de documentos e extração dos seus dados.
Entenda maneiras de otimizar a logística em nosso artigo: Consolidação de cargas no transporte internacional
Principais desafios na adoção de IA
Alguns dos principais obstáculos que ainda impedem empresas de adotarem soluções em IA em suas atividades, são:
-
Custo relacionado à implementação e manutenção: sistemas IA requerem uma infraestrutura de software e hardware adequadas, o que pode fugir muito além do custo usual de soluções tradicionais de tecnologia. Além dos gastos iniciais de adoção e personalização da IA conforme as necessidades de cada empresa, os custos de manutenção e atualização são fatores que influenciam a busca por essa tecnologia.
-
Capacitação de profissionais: a adoção de IA por empresas é algo recente. Por conta disso, os usuários e colaboradores podem enfrentar dificuldades técnicas em se adaptarem a esta tecnologia e aplicá-las no seu dia a dia. Além disso, faltam profissionais da área da computação especialistas em IA.
-
Questões de segurança: o uso de sistemas IA para lidar com dados sensíveis e privados da empresa é um dos desafios e preocupações, especialmente em um momento em que ataques cibernéticos, conforme apontam relatórios globais, têm aumentado.
-
Dados insuficientes: a IA precisa ser treinada com dados da empresa, para então ser útil. Algumas empresas, porém, não possuem dados suficientes para este treinamento. No entanto, isto pode ser resolvido através da geração de dados sintéticos ou parcerias com outras organizações que forneçam estes dados.
Conclusão
A inteligência artificial está caminhando para ser uma aliada estratégica na cadeia logística.
Seu uso permite que as empresas aumentem a eficiência operacional, reduzam riscos e tenham uma visão mais aprofundada dos processos, gerando insights para a tomada de decisões. Há diversos benefícios, que superam as barreiras de sua adoção e abrem caminho para uma logística mais inteligente.
Para empresas com alto volume de operações de importação e exportação, investir em IA pode ser um diferencial competitivo.
Porém, mais do que tecnologia, contar com os parceiros certos faz toda a diferença. Boas práticas, expertise e um atendimento próximo e personalizado são fatores que nenhum programa de computador substitui.
Na PGL Brasil, temos mais de 20 anos de experiência e estamos em constante evolução para oferecer as melhores soluções em serviços relacionados ao comércio exterior e logística internacional.
Nossos selos e certificações refletem a nossa excelência e reconhecimento.
Se você precisa importar ou exportar, conte com a PGL!
Cadastre-se para receber nossas Newsletters