Cabotagem PGL: Taxa da seca do Rio Amazonas

blank

O rio Amazonas tem sofrido com a falta de chuvas, causando redução no nível da água e, por consequência, problemas para a navegação fluvial na região. Trata-se, porém, de um período sazonal e que já ocorreu em anos anteriores.

Com o nível do rio mais baixo, este cenário leva à redução de calado que afeta diretamente a capacidade de carga das embarcações e sua operação, limitando o transporte de mercadorias no porto de Manaus.

Visando manter o fluxo do transporte de cargas e a segurança das embarcações durante este período de estiagem, os armadores irão utilizar o porto provisório do Chibatão para aliviar a carga dos navios e possibilitar a movimentação no porto de Manaus.

Esta alternativa gera custos operacionais não previstos, porém necessários para a manutenção das operações.

Dessa forma, a partir de 1º de setembro de 2024, será aplicada uma taxa temporária (Taxa da Seca) em todos os embarques de cabotagem com destino ou saída de Manaus.

A taxa entrará em vigor, de acordo com as viagens abaixo a partir de 1º de setembro de 2024, e será aplicada enquanto perdurar o período de estiagem.

NB: MERCOSUL SUAPE 0BCI8N1RC

SB: CMA CGM VERACRUZ 0BCIBS1RC

 

Caso o nível da água no Rio Amazonas alterar significativamente, a taxa poderá ser revisada, o que será comunicado prontamente.

PGL Brasil está acompanhando de perto a situação e à disposição para esclarecer qualquer dúvida de nossos clientes.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy