Conheça os principais tipos de transporte por navios

blank

O transporte marítimo ao longo da história, tem sido uma ponte para o desenvolvimento da humanidade, por tornar viável as trocas comerciais de localidades distantes.

Hoje o modal marítimo é responsável por mover cerca de 90% do comércio mundial, sendo possível graças ao desenvolvimento das modernas embarcações, que transportam bens em grandes escalas, de forma segura, eficiente, e a um custo acessível.

Para atender a demanda do comércio internacional, foram desenvolvidos diversos tipos de navios que servem perfis de cargas específicas.

Ao longo deste texto, vamos conhecer os principais tipos de transportes em navios e suas características. Acompanhe abaixo!

  1. Navios porta contêineres

Navios que são exclusivos para contêineres são o tipo embarcações mais utilizadas no transporte marítimo. A sua capacidade total de carga pode variar de 85 TEUs a mais de 24000 TEUs.

Este tipo de embarcação, juntamente da criação dos containers, revolucionaram o transporte marítimo por conta da segurança, volume de carga através do empilhamento dos containers, e agilidade nas operações de carga e descarga.

Essas embarcações podem transportar tanto cargas secas e também refrigeradas através de containers reefers.

Hoje o maior navio porta contêineres é a MSC Irina da companhia marítima MSC, podendo carregar até 24346 TEUs.

  1. Navios feeder

Essas embarcações geralmente também levam apenas contêineres, a diferença é no tamanho. Enquanto navios porta contêineres conseguem carregar milhares de TEUs, um navio feeder tem capacidade de transporte entre 300 e 1000 TEUs.

O propósito do navio feeder é coletar containers em diversos portos menores, até mesmo por vias fluviais, e transportá-los até um terminal portuário maior, onde ali os containers serão transferidos para o navio que cruzará o oceano.

Normalmente a operação em navios feeders ocorre dentro de um país ou entre países próximos, já que não são embarcações para longas distâncias. Sua maior vantagem é permitir que terminais menores sejam conectados com as principais linhas de transporte marítimo.

  1. Navios de carga geral

Estes navios são destinados ao transporte de uma variedade de cargas soltas, sem a utilização de contêineres. É muito utilizada para o transporte de cargas em sacos, como cimento, açúcar, grãos e alimentos em geral.

Além disso, sua configuração permite acomodar cargas de grandes tamanhos, como tubos, turbinas, bobinas, aço e maquinários. É uma opção de transporte em casos de cargas projeto.

Alguns navios possuem acoplado um guindaste para realizar a operação de carga e descarga das mercadorias, o que lhe permite a possibilidade de acessar terminais portuários sem muita infraestrutura.

É uma opção de transporte versátil, que pode ser adaptado para atender a necessidades específicas.

  1. Navios tanques

São embarcações projetadas para o transporte de líquidos a granel. Estes navios possuem as seguintes classificações:

  • Navios petroleiros, para o transporte de petróleo e derivados, podendo transportar até 2 milhões de barris.
  • Navio metaneiro, que realiza o transporte do gás natural liquefeito.
  • Navios tanques destinados ao transporte de produtos químicos. Há diversas repartições nestes navios que permitem levar produtos diferentes em uma única viagem.
  • E navios tanques para o uso de produtos líquidos gerais, como vinho e suco.

Essas embarcações possuem uma engenharia sofisticada, principalmente para garantir a segurança do navio e evitar desastres ambientais em casos de vazamento.

Um dos maiores navios tanques é o petroleiro Winson N 5. Construído na Coreia do Sul em 2001, e possui capacidade de transportar até 2,2 milhões de barris de petróleo.

  1. Navios graneleiros

São embarcações projetadas para o transporte de carga a granel solta, como minérios, carvão, soja e grãos. Este tipo de navios existem desde 1852, e hoje são um meio importante de transporte por conta de sua grande capacidade de carga.

Cerca de 21% da frota mundial de navios de carga são graneleiros, e uma única embarcação pode transportar até 40.000 toneladas métricas de porte bruto (DWT).

A forma de operação de carga e descarga destes navios são variadas: alguns possuem equipamentos para realizar o despejo da mercadoria, já outros dependem de equipamentos do terminal portuário.

  1. Navios Ro-Ro

As siglas “Ro-Ro” é uma abreviação para “roll on-roll off”, este nome designa navios que tem o propósito de transportar automóveis e diversos veículos sobre rodas, como motocicletas, caminhões, trailers, ônibus, empilhadeiras, tratores, etc.

Este navio pode transportar em média de 5000 a 6000 carros. Há também a possibilidade de levar cargas projetos como pás eólicas, turbinas, guindastes, tendo em vista que é uma embarcação de grandes proporções.

O embarque e desembarque é feito pelos próprios veículos, através de rampas de acesso que o navio possui.

Há também casos em que este navio funciona de forma híbrida, transportando contêineres na parte de cima, e as cargas rolantes no convés.

Dessa forma, apresentamos os diferentes tipos de navios, no qual cada um é desenhado para atender um determinado segmento de produtos.

Todas estas opções de transporte refletem a busca pela eficiência e segurança na cadeia global de transportes, que tem como objetivo conectar ainda mais o mundo.

Com a compreensão das embarcações e suas características, é possível entender qual a melhor forma de transporte para sua mercadoria.

Para ter ainda mais assertividade na escolha do transporte de sua carga, conte com a PGL Brasil. Com foco na transparência e comprometimento com nossos clientes, estamos disponíveis para auxiliá-los em diversos tipos de operação na importação e exportação.

Entre em contato com nosso time e solicite uma cotação!

E-ticaret SEO

E-ticaret SEO

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy