Por que contratar uma empresa com certificação IATA?
O transporte aéreo contribui de forma significante para a logística do comércio global, são mais de US$ 6 trilhões em valor de cargas transportadas todos os anos, o equivalente a 35% do comércio internacional em valores.
Os agentes de cargas são um importante elo dessa cadeia logística, desenvolvendo o setor comercialmente e auxiliando para que os embarques ocorram em conformidade. Muitos agentes passam por um processo para receber a certificação IATA, que os coloca em um maior alinhamento com a indústria aérea.
Para compreender por que o selo IATA é importante, e as vantagens de se contratar uma empresa com esta certificação, continue lendo o texto.
O que é a certificação IATA?
A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) é uma organização internacional que representa e lidera a indústria da aviação, promovendo o crescimento do setor e auxiliando na adoção de normas, principalmente ligadas à segurança.
A IATA possui 60 escritórios ao redor do mundo e conta com 320 companhias aéreas membros, que movimentam 83% do tráfego aéreo global.
A certificação IATA é concedida aos agentes de cargas que aplicarem e cumprirem todos os requisitos do programa gerido pela associação chamado “Cargo Agency Program”, que permite a simplificação na interação de empresas com as companhias aéreas.
Esta certificação é um sinal que o agente de cargas está em conformidade com os padrões e regulamentações estabelecidos pela IATA, e possui os meios necessários para intermediar o embarque aéreo, tanto operacionalmente como financeiramente.
Para obter o certificado IATA, o time do departamento aéreo da empresa deve efetuar um curso de transporte de cargas aéreo ou provar experiência na área, e adicionalmente realizar um curso sobre cargas perigosas que deve ser renovado a cada dois anos.
A empresa também deve demonstrar estabilidade financeira por meio de documentos bancários, além de prover qualquer outra informação caso requisitada, que ateste sua idoneidade para atuar em embarques aéreos.
Quais os benefícios em ser uma empresa IATA?
Os principais benefícios no qual os agentes de cargas usufruem ao se tornarem uma empresa IATA, são:
- Fazer parte de uma rede global que segue as melhores práticas no transporte aéreo.
- Oferecer serviços que estão comprovadamente alinhados com regulamentações.
- Treinamentos para lidar com diversos perfis de embarques aéreos.
- As interações com companhias aéreas são simplificadas, o que traz mais agilidade nos processos (solicitação de bookings, pagamentos).
- Além disso, possuir o selo IATA abre mais portas para uma relação comercial com as companhias aéreas, que resultam em melhores negociações de fretes e que são oferecidas aos clientes.
Uma empresa certificada está alinhada com os padrões regulatórios da indústria aérea, e portanto as chances de que problemas ocorram durante o transporte são minimizadas.
Quais as vantagens de contratar um agente de cargas com certificado IATA?
Ao optar por um agente de carga IATA, você tem a certeza que ele está atualizado quanto às tendências, regras, e procedimentos do transporte aéreo. Com isso, a logística fica mais simples e mais tranquila para sua empresa e negócios.
Além disso, qualquer problema que possa surgir, a empresa possui o know-how para resolver.
Outro ponto importante, é a possibilidade de transportar diversos tipos de cargas, como perecíveis e materiais perigosos.
A IATA estabelece padrões de segurança para diversos tipos de cargas, como artigos perigosos, farmacêuticos, animais vivos e perecíveis, no qual as empresas de logísticas e exportadores devem seguir os protocolos para a garantia de uma logística eficiente.
Para qual tipo de carga o modal aéreo é indicado?
O modal aéreo é indicado para diversos tipos de cargas e situações, sendo normalmente preferido para embarques que requerem um trânsito rápido.
É também utilizado quando o valor da carga é alto, pois trata-se de um meio de transporte bastante seguro.
Outra terceira característica das cargas deste modal, são as que possuem um volume e tamanho pouco expressivos, quando comparadas a uma carga em um contêiner, por exemplo.
Porém, isso tudo pode variar conforme as necessidades de cada cliente e processo. Hoje temos opções com aeronaves cargueiras com capacidade para acomodar enormes volumes. O transporte aéreo tem se tornado cada vez mais flexível.
As principais vantagens na utilização do modal aéreo são as programações de voos que são confiáveis e possuem uma boa frequência de saídas, a segurança em toda cadeia logística, o que evita riscos de furtos, e além disso é um transporte que conta com uma malha aérea superconectada, permitindo enviar mercadorias para praticamente qualquer país do globo.
Resumindo, a utilização do modal aéreo depende das necessidades dos seus negócios, mas é uma ótima maneira de se transportar mercadorias e vem ganhando cada vez mais espaço na indústria logística.
Desta forma, demonstramos porque é interessante para importadores e exportadores contratarem empresas que são certificadas pela IATA. Ter um parceiro logístico que atua dentro das regulamentações da principal entidade da indústria aérea significa confiança, segurança e conformidade para seus embarques.
Na PGL somos IATA e podemos auxiliar em seus embarques aéreos garantindo o padrão da indústria. Se você busca por soluções de qualidade e fretes competitivos, nos contate!
Cadastre-se para receber nossas Newsletters