Principais modelos de aeronaves para transporte aéreo!

blank

O modal aéreo é responsável por transportar 35% do valor do comércio global, porém apenas 1% do volume de bens comercializados são transportados por aviões. Isso significa que é um transporte voltado a produtos de maior valor agregado, mas que tem muito a oferecer quanto a rapidez e segurança nos embarques.

Para entendermos o quão expressivo é o comércio internacional que é transportado pelos céus, neste artigo vamos direcionar nosso olhar para a invenção que fez isso possível: as aeronaves.

Embarque conosco e continue a leitura para entender os diferentes tipos de aeronaves utilizados para o transporte de cargas e os principais modelos.

Aeronaves de passageiros

 

Embora seu foco seja no transporte de pessoas, as aeronaves de passageiros possuem uma significativa contribuição para o transporte de cargas.

Na aviação há diversos modelos de aeronaves projetados por diferentes fabricantes, porém, as aeronaves de passageiros se classificam em duas categorias: narrowbody e widebody.

As aeronaves de fuselagem estreita, também conhecida como narrowbody, são aviões menores, com cabines que variam entre 3 e 4 metros de diâmetro. Com apenas um corredor central e fileiras de até 6 assentos, transportam em torno de 150 passageiros.

Os voos realizados por aeronaves narrowbody são de pequena ou média distâncias, como, por exemplo, entre cidades no Brasil, ou para capitais de países próximos, como Santiago no Chile ou Buenos Aires na Argentina.

Estes aviões podem acomodar em torno de 2 toneladas de carga, e possuem bastante restrição quanto ao tamanho das cargas, normalmente aceitam em torno de 150x120x80 cm e até 90 a 150 kg por volume. Cada aeronave possui sua capacidade e limitações específicas.

Por possuir pouco espaço e limitações no tamanho da carga que podem aceitar, esta é uma opção limitante para os importadores e exportadores que desejam enviar cargas médias e grandes.

Além disso, essas aeronaves são destinadas ao transporte de passageiros e suas bagagens, o que faz com que as cargas se tornem a terceira prioridade.

Porém, as aeronaves de fuselagem estreita são amplamente utilizadas, permitindo o envio de cargas pequenas a localidades distantes e de forma rápida, no qual aviões grandes não possuem acesso.

Agora falando de aviões maiores de passageiros, existem as aeronaves de fuselagem larga, conhecidas como widebody, no qual sua cabine possui dois corredores, com sete ou mais assentos por fileira.

Essas aeronaves são destinadas a distâncias continentais, com capacidade de acomodar em torno de 300 passageiros, mas há modelos como o Airbus A380, que transporta até 525 pessoas.

Nessas aeronaves o compartimento para acomodar cargas são maiores e mais flexíveis. As limitações do tamanho das cargas ficam por volta de 300x200x160cm e 3000 kgs por volume, aceitando até mesmo cargas paletizadas.

Em um único voo, aeronaves widebody podem transportar até 35 toneladas de mercadorias.

 

Conheça as principais aeronaves de passageiros

  • Airbus A380: é a maior aeronave passageira do mundo, podendo acomodar até 520 passageiros, e possui autonomia para voar mais de 13 mil quilômetros. A Emirates é a cia aérea que mais utiliza este modelo, com cerca de 120 unidades em sua frota.
  • Boeing 747: A empresa Boeing durante 54 anos produziu mais de 1500 unidades desta aeronave, que possui capacidade para acomodar em torno de 400 pessoas, e foi precursora quando se fala em quantidade de passageiros, pois seu avião antecessor transportava somente 189 pessoas.
  • Airbus A340: ao longo dos anos foram lançadas 4 versões desta aeronave. A sua última versão possibilita acomodar 380 passageiros divididos em 3 classes, ou 419 na configuração de duas classes.

Aeronaves cargueiras

 

Aeronaves cargueiras possuem uma fuselagem maior na altura e largura, maior número de rodas para um pouso seguro, e configurações das asas e cauda adequadas. Alguns modelos possuem abertura na parte frontal e traseira, permitindo acomodar cargas altas.

Aviões cargueiros são bastante flexíveis quanto ao tamanho das cargas que podem acomodar, e é ideal para volumes oversize. Sua capacidade de transporte varia, mas os modelos mais comuns podem levar entre 50 a 100 toneladas, porém modelos como o Antonov chegam a transportar 250 toneladas.

 

Conheça as principais aeronaves cargueiras

 

  • Antonov An-225 Mriya: Essa foi a maior aeronave do mundo, porém está localizada na Ucrânia e foi danificada pelos ataques da Rússia em fevereiro de 2022. Tendo apenas um modelo produzido, este avião foi criado na União Soviética nos anos 80, e é conhecido pelas suas grandes proporções: são 84 metros de comprimento, 88 metros de envergadura, peso de 285 toneladas e pode transportar até 250 toneladas de carga. A cada 5000 km de voo, a aeronave utilizava 95 mil litros de querosene.
  • Airbus Beluga XL: Possuindo um formato que lembra uma baleia, esta aeronave foi construída com o propósito de transportar componentes de outros aviões produzidos pela própria Airbus. Possui capacidade para transportar 2200 metros cúbicos, superando até mesmo a cubagem do Antonov An-225. Seu peso é de 125 toneladas e pode acomodar 53 toneladas. Seu alcance de voo é de até 4070 km, distância suficiente para se deslocar entre as unidades da Airbus dentro do continente Europeu.
  • Boeing 747 Dreamlifter: Com alcance para voar 7800 km e capacidade para transportar até 1840 metros cúbicos ou 113 mil kgs de carga, essa aeronave tem o propósito similar ao do Airbus Beluga, pois também foi criada para transportar partes e peças de aeronaves entre os fabricantes da Boeing. Antes da criação do 747, o transporte das peças levava cerca de 30 dias por meio de caminhões e navios, porém com a criação dessa aeronave a logística foi reduzida para apenas 8 horas.

Essas aeronaves são reflexos dos avanços do setor da aviação e da logística, possibilitando atender de forma exponencial tanto cargas como passageiros.

Hoje o modal aéreo pode transportar praticamente qualquer mercadoria, medicamentos, carros, e até partes de outras aeronaves, trazendo para a logística do comércio global mais segurança, agilidade e eficiência.

Agora que você já conhece mais sobre as aeronaves e seus principais modelos, que tal explorar as opções de frete aéreo da PGL?

Nossa empresa conta com um amplo networking de agentes parceiros e companhias aéreas que nos ajudam a levar ou trazer sua carga de qualquer parte do mundo.

Possuímos a experiência e conhecimentos necessários para garantir que sua importação ou exportação chegue ao destino sem preocupações.

E-ticaret SEO

E-ticaret SEO

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy