Confira atualizações da migração das importações para o Portal Único

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e a Receita Federal anunciaram mudanças importantes no processo de importação. A partir de 1º de abril de 2025, todas as importações feitas pelo modal marítimo nos regimes especiais RECOF, Repetro e Admissão Temporária deverão ser registradas obrigatoriamente no Portal Único de Comércio Exterior, utilizando a DUIMP (Declaração Única de Importação).
Além disso, importações feitas pelos modais marítimo e aéreo, que precisam de autorização da ANP, MCTI, Correios, ANM e Ministério da Defesa, já podem ser processadas no Portal Único, mas os importadores ainda têm a opção de usar o antigo sistema Siscomex LI/DI.
A Secex e a Receita Federal garantem que a mudança será feita de forma gradual para facilitar a adaptação de todos os envolvidos no comércio exterior. Ainda neste semestre, teremos as seguintes adesões dos anuentes para o Portal Único:
-
Março: Polícia Federal e Decex
-
Abril: Inmetro, CNEN e CNPq
-
Maio Exército e Ibama
-
Junho: Mapa e Anvisa
Estamos acompanhando as atualizações na PGL. Caso você tenha alguma dúvida, estamos à disposição.
Cadastre-se para receber nossas Newsletters