Inconsistência na cadeia logística: como mitigar os impactos na sua operação?
A cadeia logística global tem enfrentado uma série de desafios nos últimos meses, que resultam em problemas e atrasos recorrentes nos embarques, e que afetam principalmente a sua empresa e seus negócios.
Dessa forma, compartilhamos os principais fatores que têm impactado negativamente a logística internacional:
- Nas importações aéreas da Ásia, o aumento da demanda provocada pelo e-commerce tem restringido o espaço e elevado as tarifas de frete;
- Os ataques a embarcações no sul do Mar Vermelho continuam provocando alterações nas rotas dos navios e aumento do transit time;
- As Guerras e conflitos intempestivos que vem assolando o mundo, ocasionado impacto inflacionário nos preços das commodities em detrimento da gestão energética e estratégia geopolítica;
- Congestionamentos nos portos asiáticos: em Singapura os navios aguardam até 7 dias para atracar, em Shanghai a espera é de até 4 dias, outros portos importantes como Qingdao, Port Klang e Tanjung Pelepas passam pelo mesmo problema, o que tem causado omissões dos navios;
- A falta de contêineres vazios devido à alta demanda, bem como a falta de espaço nas embarcações por operarem no limite de sua capacidade, causando rolagens e overbooking nos navios programados.
Trata-se de uma conjuntura de fatores, que somados ocasionam aumento dos fretes e interrupções na cadeia global de transportes.
Entendemos que os atrasos e falta de eficiência geram inúmeros problemas para quem está no final da cadeia logística: os importadores e consumidores. Porém, diante do cenário global destes problemas, sugerimos as seguintes medidas estratégicas para mitigar os riscos nas importações:
- Revisar o nível do seu estoque de segurança: avalie periodicamente os níveis dos estoques e a necessidade de aumentar a quantidade de produtos, mantendo um nível de segurança adequado para garantir a continuidade dos negócios;
- Planejamento antecipado: organizar os pedidos e embarques com maior antecedência pode ajudar a lidar com situações inesperadas, como rolagens e transit time mais longo.
A PGL está comprometida em manter nossos clientes informados sobre a situação de cada embarque e auxiliar para minimizar os impactos, mas há fatores imponderáveis no mercado que é necessário tratar com prevenção sobre fatos imprevisíveis.
Agradecemos pela compreensão de todos e colocamos à disposição para qualquer suporte necessário.
Cadastre-se para receber nossas Newsletters